quarta-feira, 6 de outubro de 2010

tabela - Mueck e Degas e crítica

FormasCoresConfiguraçãoTexturas MateriasNormasTemas
arredondadaspretosimetrialisaFibra de vidrorealismopessoas do cotidiano
proporção exageradamarromlinearidadecrespa fibra acrílica clarezamulheres nuas
begesilicone
cinza tecido
RON MUECKespuma de poliuretano
FormasCoresConfiguraçãoTexturas MateriasNormasTemas
irregularmarromsimetriatrajes drapeadosceraartificialbailarinas
angulações incomunscremelinearidadebronzecavalos
cortes inovadores
laranja pálidocola animalfábricas de algodão
rosasuporte de madeiraretratos de famílias
DEGAStecidos:tule, cetim
RON MUECK
DEGAS






Crítica
A presença e a ausência dos valores estéticos clássicos nas esculturas de Edgar Degas e Ron Mueck
Os valores estéticos clássicos até hoje usados, são de extrema importância na historia da humanidade, foi o marco estabelecido, porém esses valores deixaram já de serem os mais usados.
Comparando duas esculturas e sua indumentária, podemos ver o quão parecidos e diferentes são os elementos presentes nestas com as da antiguidade clássica Greco-romana, bem como a fundamentação teórica platônica (Belo+Bom+Verdadeiro) e aristotélica (Belo=Proporção+Harmonia+Grandeza). Na teoria platônica temos a Beleza como harmonia e proporção das partes, Beleza das formas geométricas, baseada em uma concepção matemática do universo(derivada de Pitágoras) e a Beleza como esplendor.
 
  A primeira é uma escultura impressionista feita pelo artista Edgar Degas, que é universalmente reconhecido como o grande Mestre das figuras em movimento, um hábil desenhista e um grande inovador na arte do retrato. Entre 1879-1881, Degas trabalhou na escultura da Pequena Bailarina de 14 anos, uma escultura que provocou imensa polemica, sendo considerada uma obra que rompia com a arte do seu tempo. Apesar de ser considerado um artista impressionista, Degas se auto definiu como ‘realista’, ele nunca quis destacar-se totalmente do passado e o seu empenho artístico foi sempre voltado para conciliar o "velho" e o "novo”.A segunda é A mulher sentada(Seated Woman)de Ron Mueck, um artista hiper-realista, que choca o mundo com suas obras que se não fossem pelos tamanhos facilmente seriam confundidas com pessoas. Ele usa de uma abrangência muito grande de detalhes, reproduzindo fielmente os detalhes do corpo humano, tornando a obra mais detalhada do que uma fotografia ou do que a própria realidade. a obra foi feita em 2000.
        Em uma época em que as obras consideradas belas eram feitas em bronze e dentro dos padrões de proporcionalidade, Degas se diferenciou fazendo a bailarina de 14 anos de cera e suporte de madeira a vestimenta da bailarina é basicamente um cetim de cor neutra – um tipo de bege e um corselet num tom de verde, cores essas que também eram bastante usadas na Antiguidade Clássica. Com quase 1 metro de altura, sendo maior que uma boneca e bem menor que uma jovem de 14 anos, predominantemente da cor marrom, apresenta traços  totalmente inovadores, com empaginações descentradas, com angulações incomuns. A obra tem as mãos levemente cruzadas atrás do corpo e pernas afastadas na vertical, era possível ver as marcas de dentadas, instrumentos de modelagem assim como as impressões digitais de Degas,impressas na escultura que só desapareceram quando foi feita a reforma da obra, passada para o bronze anos depois.

E mesmo a obra de Degas sendo inovadora, carrega em si alguns conceitos bem antigos, originários na Grécia Antiga. O tema em si da sua escultura – a bailarina, tem muito a ver com os Atletas gregos. Assim como as cores e a perspectiva.

  Já a obra de Ron Mueck ‘A mulher sentada’, ele usa de materiais inusitados como fibra de vidro, silicone, espuma de poliuretano, tecido e fibra acrílica. Com a fibra de vidro, Mueck fez sua bronze e mármore desde então. A escultura é basicamente uma mulher idosa sentada,vestida com uma saia de comprimento abaixo do joelho de cor cinza, um colar de perolas, uma blusa de lã marrom e por cima um casaco preto, ela usa sapato de couro preto e tem as mãos dadas diante do corpo, os olhos estão  quase fechados. A obra é muito bem representada, nos mínimos detalhes, sendo vista por qualquer ângulo com perfeição, porém o tamanho é distorcido, a altura da escultura é a metade do que seria o tamanho real.
 Comparando a escultura ‘impressionista’ de Degas e a escultura hiper-realista de Ron Mueck com a tabela de segmentos clássicos que tinha na proporção e na harmonia sua base, podemos observar que a primeira obra foge das formas propostas na antiguidade clássica, quando apresenta ângulos distorcidos, cortes inovadores e é uma escultura irregular,pois as formas clássicas eram basicamente geométricas, mas o artista também segue dos estilos clássicos quando usa da simetria e da linearidade e do drapeado como uma das texturas. Já a mulher sentada, segue a risca a aparência do ser humano, com cada imperfeição sendo representada, porém a distorção do tamanho a difere das características clássicas, a textura lisa de partes da obra pode ser comparada com a usada nos clássicos. As cores são compatíveis com as usadas anteriormente. E pra fechar o material usado pelas duas esculturas não eram os usados na antiguidade clássica, mostrando uma evolução da criatividade do homem, perante o material, forma, dimensão.

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